domingo, 1 de junho de 2008

Beethoven bem vindo ao Rio de Janeiro!


Cariocas amantes de música clássica preparem-se, vai começar a segunda edição da Folle Journée, com toda a programação dedicada a Ludwig van Beethoven. O compositor alemão que é considerado um dos pilares da música ocidental.
Criada em 1995 na França, por René Martin, a Folle Jorneé é uma maratona de concertos a preços populares que acontece em países da Europa e no Japão, e teve sua primeira edição aqui no Rio de Janeiro em 2007. O objetivo do evento é tornar a música clássica acessível a todos.
Martin teve a idéia de criar a maratona de música após assistir a um show de rock, ele se perguntou se seria possível um evento de música clássica atrair um público tão grande. Parece que sim, pois no ano passado a estimativa é de que 17 mil pessoas compareceram aos concertos. E a intenção do idealizador é atrair o dobro do público em 2008.
Vamos à programação, serão 48 concertos de curta duração, a preços populares (R$ 1 e R$ 5), realizados em oito espaços culturais: no Theatro Municipal, no Teatro do Anexo do Municipal, na Sala Cecília Meireles, no Auditório Guiomar Novaes, no Centro Cultural Justiça Federal, na Igreja N. Sra. do Carmo da Lapa, no Auditório do BNDES e no Auditório de Furnas.
Serão 38 atrações nacionais e estrangeiras. Entre os brasileiros, estão o pianista carioca Eduardo Monteiro, o violoncelista Antonio Meneses e a Orquestra Sinfônica Nacional.
Além de ser um evento de grande importância para a cidade, é uma boa oportunidade para prestigiar o talento dos nossos artistas. E vale lembrar que o Rio de Janeiro é a primeira cidade das Américas a hospedar a maratona.

Confira toda a programação pelo site:

Um comentário:

Zé Marx disse...

Que legal!!!

Tomara que tenha algum horário compatível...